BLOG
A sinalização vertical faz parte do conjunto de sinalizações viárias e nada mais é do que as placas que encontramos acima e nas laterais das vias. E atualmente, existem mais de 100 placas dessa categoria, visando facilitar e organizar o tráfego de motoristas e pedestres em toda vida pública ou privada.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2018 foram registrados mais de 29 milhões de veículos circulando no estado de São Paulo.
Agora, imagine esses números no ano de 2021 e como seria essa quantidade de veículos transitando sem organização…
É por isso que a sinalização viária é tão necessária! Não somente se tratando do estado mais populoso do Brasil, mas em qualquer lugar que haja tráfego de pedestres, ciclistas e motoristas.
A sinalização viária se divide em cinco categorias: vertical, horizontal, gestual, sonora e luminosa. E hoje, em especial, falaremos da sinalização vertical!
Falaremos dos tópicos abaixo:
A sinalização vertical é uma das categorias da sinalização viária, que engloba elementos visuais posicionados verticalmente, que passam uma mensagem ao usuário.
Em outras palavras, é toda placa posicionada acima ou nas laterais das vias, visando advertir, indicar e regulamentar os usuários sobre as obrigações, proibições, condições e restrições de sua rota.
A sinalização vertical é dividida em três tipos: advertência, indicação e regulamentação. E de acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), cada tipo de sinalização possui cores, formatos e tamanhos diferentes.
E ao todo, existem mais de 100 placas de sinalização vertical!
Como falamos acima, existem três subgrupos de sinalizações verticais, sendo eles: advertência, indicação e regulamentação.
Cada grupo possui cores, formatos e tamanhos específicos para não causar uma confusão visual e ajudar o usuário a tomar uma decisão rápida e prudente.
Agora, veja abaixo quais são os tipos de sinalização vertical…
As placas de advertência avisam o motorista sobre as condições de perigo no caminho em que ele está percorrendo.
As cores que advertem os usuários são amarelo e preto, podendo ter detalhes em vermelho, verde ou laranja.
Ao todo, existem 69 placas desse grupo no Brasil.
As placas de indicação são responsáveis por identificar e informar percursos, distâncias, destinos, serviços oferecidos nas redondezas, postos de fiscalização, entre outros.
A sinalização de indicação possui 4 tipos, veja abaixo:
As placas de regulamentação são responsáveis por informar sobre as proibições, condições, obrigações e restrições da via.
As placas de sinalização que expressam regulamentação recebem as cores branca, vermelha e preta.
Por fim, esse grupo possui 51 placas no território brasileiro.
A sinalização vertical se torna cada vez mais importante. Afinal, a frota de veículos nunca para de crescer, exigindo maiores cuidados com a segurança e qualidade de tráfego.
Lembre-se que, já temos cidades paulistas com mais veículos do que habitantes. Chocante, não é mesmo?
Mas e você, deseja implantar um projeto de sinalização vertical na sua cidade, condomínio, rodovia ou empresa? Conte conosco, nós podemos te ajudar desde o projeto à instalação!
A Chiasa Engenharia tem mais de 20 anos de experiência no mercado de sinalização! Contamos com a melhor mão de obra e com o melhor preço. FAÇA UM ORÇAMENTO
This website uses cookies to provide you with the best browsing experience.