BLOG
As demarcações viárias protegem condutores e pedestres. Conheça os tipos, tecnologias e regras legais.
A demarcação viária é um procedimento que auxilia na orientação e segurança dos motoristas. Dessa forma, se contribui para a organização do trânsito e prevenção de acidentes. Com o avanço da tecnologia, novos equipamentos e técnicas (como modernos maquinários de pintura e o desenvolvimento de tintas especializadas) têm transformado esse processo.
Neste artigo, falaremos mais sobre a importância da demarcação viária. Mostramos ainda os tipos, tecnologias, técnicas e normas relacionadas a esse procedimento. Confira os próximos tópicos!
Explicando de maneira simples, a demarcação viária orienta os condutores, indica limites e regras de tráfego. Além de alertar sobre condições adversas. Um ambiente viário bem demarcado proporciona uma experiência previsível e menos estressante para os condutores.
Em outras palavras, a clareza nas sinalizações contribui para uma condução tranquila e segura. Ademais, quando respeitadas, as marcações ajudam a evitar infrações de trânsito, como: exceder os limites de velocidade e fazer ultrapassagens perigosas.
Outro benefício é a implementação de locais inclusos e acessíveis. Por meio da demarcação, se criam espaços para pessoas com deficiência, como vagas de estacionamento acessíveis, faixas táteis e rampas.
Existem diversos tipos de sinalização horizontal, como faixas de pedestres, linhas de divisão de pistas e setas direcionais. Cada um tem uma função específica na orientação e segurança de condutores nas rodovias.
Por outro lado, as cores chamam a atenção para as demarcações. Por exemplo, o branco é utilizado para linhas de divisão, o amarelo para advertências e o azul para marcações de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência.
Hoje, ferramentas, equipamentos e técnicas inovadoras são responsáveis pelo aumento da qualidade e durabilidade das marcações. A seguir, elencamos os principais;
Para garantir a eficácia da demarcação viária, é fundamental que os materiais e equipamentos utilizados atendam às normas estabelecidas pelos órgãos reguladores – como o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Desse modo, se assegura a padronização, visibilidade adequada e durabilidade das marcações. Outra vantagem de se alinhar com as regras dessas entidades é o acompanhamento das evoluções tecnológicas e das melhores práticas. Sendo assim, as demarcações se beneficiam das inovações, garantindo a utilização de tecnologias e materiais avançados.
Não deixe a sinalização viária em segundo plano. Nossa equipe de especialistas está pronta para criar soluções personalizadas e eficientes para atender às suas necessidades. Entre em contato agora e dê o primeiro passo para um trânsito mais seguro e organizado!”
O que acha de contar com nossos serviços especializados para demarcação viária? Aproveite e entre em contato com a equipe de especialistas da Chiasa Engenharia!
This website uses cookies to provide you with the best browsing experience.